I Encontro de Literatura, Arte e Cultura de Itapoá 
Academia de Letras do Brasil/SC – Itapoá promove encontro inédito, reunindo acadêmicos, escritores, filósofos, artistas plásticos, compositores, advogados, profissionais do teatro, dança e música; professores e estudantes de aproximadamente 22 cidades do sul do país

Acontece no próximo dia 30 de junho (das 10hs às 18hs30min) o 
I Encontro de Literatura, Arte e Cultura de Itapoá, promovido pela Academia de Letras do Brasil/SC – Itapoá, com incentivo da Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina, Fundação Pró Itapoá, Associação de Defesa e Educação Ambiental, Associação da Reserva do Mangue da Barra do Sai de Itapoá, Site Brasil Cultura, Consulado de Santa Catarina da Associação Internacional Poetas Del Mundo, Consulado de Itapoá da Associação Internacional Poetas Del Mundo; Prefeitura Municipal de Araucária (PR) e Prefeitura Municipal de Itapoá.

O Objetivo principal do encontro é promover a integração e intercâmbio dos meios artísticos, culturais e literários de Itapoá com representantes de outras cidades, principalmente no que concerne a novos conceitos e atitudes nessas áreas.

Iniciando às 10hs com credenciamento dos participantes, esta é a programação: 10hs30min: Abertura com palestras do Exmo. Sr. Doutor Mário Carabajal – Presidente da Academia de Letras do Brasil, com o tema: Educação e Cultura Cívicoevolucionista, e do Exmo. Sr. Doutor Miguel João Simão – Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina, como o tema: A Literatura e a Sala de Aula. As palestras são dedicadas a todos os participantes com enfoque na educação, sendo que o evento é aberto ao público.

12hs: Almoço (por adesão). 13hs: Momento Literário (recitação de poesias, contos e afins pelos participantes do encontro); 

Bate papos: - 13hs30min: Bate papos: 1) com o jornalista, radialista, dublador e assessor parlamentar Osni Gomes (“O Jornalismo da linotipo ao computador: 40 anos de receitas com e sem diploma); 2) com a Conselheira Municipal de Políticas Culturais de Blumenau e Cônsul para Santa Catarina da Associação Internacional Poetas Del Mundo e poeta Terezinha Manczak (A poesia como instrumento da paz). 
14hs30min: com o Presidente da ALB/SC-Florianópolis, Presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina e Coordenador do Comitê Catarinense de Combate à Tortura Valdir Mendes (Literatura, crime e meio jurídico); 
15hs30min: com a advogada, especialista em fenômenos de violência escolar e laboral e pós graduanda em Parapsicologia e Ciências Mentais Wânia Silva Costa de Almeida (Psicologia do Amor – desmistificando (ou não) mitos – A Princesa e o Cafajeste)